O hemangioma infantil é o tumor benigno mais comum nessa faixa etária. Acomete mais meninas que meninos (proporção de 5:1), recém-nascidos prematuros e de baixo peso. As lesões podem ser únicas ou múltiplas, e se localizam preferencialmente na face, couro cabeludo e no tronco.
SINAIS/SINTOMAS
As lesões podem, raramente, estar presentes ao nascimento mas praticamente todos os hemangiomas estão visíveis ao final do primeiro mês de vida.
Hemangiomas superficiais apresentam uma coloração avermelhada e brilhante, semelhante à cor do morango ou da framboesa. Quando se localizam mais profundamente, apresentam uma tonalidade azulada ou violácea.
O hemangioma infantil apresenta uma evolução bem característica. Durante o primeiro ano de vida, especialmente nos quatro primeiros meses, observa-se um crescimento rápido da área e do volume. Dessa forma, a lesão interrompe seu crescimento e começa uma lenta e longa involução.
COMO PREVENIR O HEMANGIOMA INFANTIL?
Não há como prevenir o hemangioma infantil e suas causas ainda estão sendo investigadas pela ciência. Atualmente, sabe-se que, embora possa ter um componente genético, em geral, o problema se origina de um mau funcionamento de células que participam da formação vascular do bebê nas primeiras semanas de gestação.
TRATAMENTO
O hemangioma infantil, de forma completa ou praticamente completa, desaparece espontaneamente ao longo da vida. Esse fato faz com que, à princípio na maioria dos casos, o tratamento possa se limitar a apenas observar a sua evolução, sem necessidade de medicamentos ou cirurgias.
Conforme o local e a evolução da lesão, pode-se tratar o hemangioma infantil com medicações tópicas, no caso de lesões em estágio inicial, ou medicações sistêmicas para os quadros em estágios mais avançados. Outros tratamentos possíveis são o laser e até a cirurgia, a depender de cada caso.
Por ser benigno, o hemangioma infantil não apresenta risco de se tornar um câncer – mas isso não significa que seja inofensivo
COMPLICAÇÕES
Dependendo do local onde se encontra, o hemangioma infantil ele pode causar sangramentos e até atrapalhar o desenvolvimento de certas funções, ou seja, o hemangioma infantil com maior risco de ulceração é aquele localizado em áreas de atrito (área das fraldas, cotovelos, ombro e joelhos), nos lábios, e as lesões de grandes dimensões.
Fonte: SBACV