fbpx
LASER

 

O tratamento a Laser tem sido utilizado com maior frequência para o tratamento das varizes e telangiectasias (vasinhos), porém, muitas pessoas possuem dúvidas a respeito dos tratamentos e em quais casos ele deve ser utilizado. Nessa página, iremos citar as diferenças entre os tipos de laser existentes e esclarecer em que casos ele pode ser utilizado.

O Laser pode ser usado para tratar quase todos os estágios de varizes, desde o tratamento de vasinhos muito pequenos (telangiectasias) até para a ablação da veia safena, em pacientes que apresentam refluxo desta veia. Para cada caso, são utilizadas diferentes técnicas e diferentes tipos de aparelhos de laser.

Especialmente nos casos em que a veia safena precisa ser tratada, o laser se mostra superior à cirurgia tradicional de safenectomia. Atualmente, recomenda-se a escolha desta técnica para o tratamento dos pacientes, por ter risco menor de complicações associadas e menor o tempo de recuperação e retorno às atividades físicas e ao trabalho.

O que é Laser?

A palavra LASER na verdade é uma sigla em inglês : Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, o que traduzido para o português quer dizer: amplificação da luz por emissão de radiação estimulada. Isso significa que o laser é uma radiação de luz produzida pelas vibrações das moléculas de um determinado material.

O Laser tem sigo empregado na medicina para a realização de procedimentos e cirurgias minimamente invasivos em diversas especialidades como oftalmologia, dermatologia, urologia e cirurgia vascular.

Objetivo do tratamento

O objetivo do tratamento dos vasinhos e varizes é eliminar os vasos que não estão funcionando adequadamente, para que o sangue possa retornar pelo restante das veias que estão saudáveis e funcionando adequadamente. Sendo assim, o laser é uma ferramenta que utilizamos para destruir o vaso sem retirá-lo do lugar, evitando os cortes e cicatrizes da cirurgia tradicional, em que o vaso é retirado do organismo. 

Para o tratamento de telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares ou microvarizes utilizamos o laser transdérmico. Esse tipo de laser não requer nenhum tipo de corte ou punção com agulha na pele: ele é aplicado na superfície e sua onda de luz viaja pela espessura da pele atingindo finalmente o vaso.

Para conseguir esse efeito de atingir somente o vaso sem danificar a pele que está no caminho é necessário regular os parâmetros do aparelho de forma adequada, evitando efeitos indesejáveis como queimaduras e manchas. Além da regulagem dos parâmetros, o resfriamento da pele com gelo ou ar gelado também é essencial para evitar que esta seja danificada.

Você tem interesse nesse tratamento?

Agende uma consulta e saiba mais.

 

 

Cirurgia para varizes com laser

 

Nos casos em que existem varizes maiores e insuficiência da veia safena, o laser também pode ser utilizado. Porém, neste caso, o laser é utilizado durante a cirurgia, num procedimento que chamado termoablação da veia safena com laser.

Essa cirurgia não necessita de incisões na pele. É feita através de uma punção com uma agulha grossa da veia safena. Esta punção é guiada por um aparelho de ultrassom, que vai identificar a localização da veia safena.

laser
Punção da veia safena guiada por ultrassom durante cirurgia a laser
laser
Fibra do laser que utilizada para tratamento da safena magna

Por dentro desta agulha é passada uma fibra ótica até próximo da junção da veia safena com a veia femoral, na altura da virilha, tudo guiado pelo aparelho de ultrassom. Essa fibra ótica é conectada a um aparelho que produz a luz Laser, e tem a função de transmitir a luz para dentro da veia safena, causando uma “queimadura” na parede interna do vaso. Sendo assim, ao invés de retirarmos toda a veia, como é realizado na cirurgia convencional, cauterizamos a veia por dentro, levando ao fechamento de sua luz e sua inutilização.

Cirurgia a laser x cirurgia convencional?

SIM, o tratamento das veias safenas com laser é melhor do que a retirada convencional da veia (safenectomia). Ambas as técnicas têm a mesma efetividade: ou seja, tanto a cirurgia convencional quanto a cirurgia a laser são capazes de eliminar as varizes de forma semelhante.

Segundo a sociedade americana de cirurgia vascular (Society for Vascular Surgery/ American Venous Forum), o tratamento da insuficiência de veia safena com cirurgia a laser foi considerado seguro, efetivo e é recomendado que seja este o tratamento de escolha, ao invés da cirurgia convencional (safenectomia). Em outras palavras, para quem tem insuficiência de veias safenas, o melhor tratamento existente hoje no mundo é a termoablação com laser. Além do laser, a mesma cirurgia de termoablação pode ser realizada pela técnica de radiofreqüência com a mesma qualidade e segurança.